Previous slide
Next slide

Em Foz do Iguaçu, Instituto Eficaz abre as portas e aposta no desenvolvimento de habilidades

Previous slide
Next slide

Despertar sua mente. Esse é um dos principais compromissos do Instituto Eficaz que abre suas portas nesta quarta-feira, 1º de fevereiro em Foz do Iguaçu. Com profissionais dedicados às áreas de educação, arte e neurociências, os programas incluídos nos módulos tem como principal meta valorizar a utilização da memória e desenvolver habilidades.

Com didática específica, a motivação de ambos os hemisférios do cérebro acontece através de exercícios, com intuito de promover melhor e maior utilização através da Ginástica Cerebral. “Todo mundo tem um lado (cérebro) mais desenvolvido que o outro. O que fazemos é estimular o uso através da ativação da circulação cerebral”, comenta Rosangela Spoladore, com formação em artes e pedagogia, coordenadora responsável pelos projetos Vivart e Ginástica Cerebral do Instituto Eficaz.

Para a fundadora do Instituto,Nadia Cristina Benitez, a motivação no cérebro pode refletir diferentes resultados no cotidiano. O estímulo pode promover uma ativação da memória, do raciocínio lógico e agilidade no pensar. Para as crianças o despertar de ambos os lados pode representar melhor desempenho escolar com uma aprendizagem significativa além do reconhecimento de suas aptidões. Entre os jovens e adultos, o aprendizado através de exercícios visa ativar áreas não trabalhadas do cérebro e promover exercícios constantes auxiliando na observação e também na eliminação do estresse. “A utilização dos dois lados do cérebro é algo novo. Os estudos vem sendo feitos há pouco mais de 40 anos, mas ainda assim já reconhecemos os benefícios dos exercícios”, confirma Rosangela.

Literatura – Outras atividades do Instituto Eficaz estão focadas na literatura e redação. Com o Projeto Literatura Degustada, a meta é promover a valorização da literatura, mostrando sua real importância e instigando o aluno a compreender significados que ainda não haviam sido explorados. “Um dos maiores problemas do brasileiro é o de saber ler, mas não interpretar o que leu. Este projeto utilizará de ferramentas que ajudarão o leitor a ter uma melhor compreensão dos textos lidos”, explica SidcleiNagasawa, escritor, professor de Letras e membro da Acadêmia de Letras do Oeste do Paraná.

O curso ainda auxilia no desenvolvimento de uma visão crítica sobre as obras literárias, conduzindo o aluno a diferenciar os diversos gêneros e estilos literários, assim como a identificar os motivos que transformam uma obra em clássico da literatura. “Nosso intuito é ajudar a formar um leitor crítico, seletivo e criativo”, comenta Rafael MinozzoAvila, administrador do Instituto Eficaz e proprietário da Tutores.
Com aulas interativas, a análise das obras acontecem de maneira envolvente e criativa, inserindo o aluno num universo cativante da leitura.

Redação – A Oficina de Redação desenvolvida no Instituto Eficaz também tem como meta criar leitores e escritores críticos e aptos a desenvolver textos coesos através da habilidade de organizar ideias. “Até algum tempo atrás redigir bons textos era tarefa apenas para os vestibulandos, porém hoje, saber interpretar e compor textos é imprescindível não só para os candidatos a acadêmicos, mas também aos profissionais em geral”, revela Nadia.

Através da utilização de temas atuais, exercícios práticos como a organização de ideias, identificação de tipologia textual, interpretação de textos em diferentes gêneros, haverá um auxílio na identificação do ato de escrever como prazeroso.

“O que buscamos nas aulas é trazer o aluno para sua realidade através da escolha de textos sugeridos por eles ou através de temas que interfiram em seu cotidiano, melhorando assim o interesse na área da escrita”, esclarece Nadia. Segundo ela o trabalho diferenciado com um grupo de no máximo 8 alunos, e todos unidos pela sua faixa etária, permitirá facilmente o desenvolvimento da criticidade e sensibilidade no momento da escrita. Para a professora, somente quem consegue interpretar e ter senso crítico desenvolve suas habilidades de criação.

Ensino – É bom salientar, que a Tutores não perderá seu diferencial, do atendimento domiciliar com hora marcada com as famílias que solicitarem uma entrevista. Evitando assim, criar problemas de transporte para a família que contratar um tutor. O projeto pedagógico da TUTORES enfatiza ensinar a aprender. Vale-se, para tanto, de conceitos pedagógicos que valorizam a relação de ensino e aprendizagem, e situam o educador como um agente de transformação da vida escolar do aluno. Por valorizarem o projeto escolar escolhido pela família, evitam acrescentar novos materiais que possam sobrecarregar o aluno de tarefas. Utilizando o material didático próprio da escola, o estudante consegue acompanhar melhor o conteúdo das aulas.

Arte terapia-  Entre as novidades trazidas pelo Instituto está o Studio Vivart; um projeto de arte terapia que tem como fundamento a utilização do processo criativo como enriquecimento para a qualidade de vida, auto conhecimento e afirmação do EU interior. Que será conduzido pela Professora Rosangela Spoladore, profissional gabaritada com mais de 60 cursos na área de arte, instrutora da ItaGaléria de Artes por mais de 8 anos, trará todo seu know how e atuará com todo vigor na condução das atividades do Instituto Eficaz.

Com trabalho reconhecido, e profissionais gabaritados, o Instituto Eficaz aposta numa nova metodologia para apresentar ao público um aprendizado diferenciado das habilidades cognitivas. A sede está localizada à avenida República Argentina, 1916. Mais informações 3027-1448 ou pelo site: www.eficazfoz.com.br
 

Previous slide
Next slide