Previous slide
Next slide

Escolas municipais realizam matrículas e transferências em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

 

As escolas e centros municipais de educação infantil do município- CMEIs retomaram as atividades na quarta-feira (1º.), depois do período de recesso de final de ano e férias coletivas. Na semana que antecede o início do ano letivo, na segunda (6), as escolas municipais estão fazendo a segunda etapa das matrículas dos alunos egressos, aqueles que pararam e querem voltar a estudar; dos provenientes de escolas particulares, de outros municípios ou estados e também para quem deseja fazer a transferência do primeiro ao quinto ano.

 

Também estão abertas as matrículas do EJA – Educação de Jovens e Adultos, para estudantes com idade mínima de 15 anos completos. O curso está sendo oferecido no horário noturno nas escolas municipais Emílio de Menezes, no bairro Morumbi; Érico Veríssimo, Jardim São Paulo; João da Costa Viana, em Três Lagoas; Jorge Amado, Cidade Nova; Padre Luigi Salvucci, na Vila C e Vinícius de Moraes, no Porto Meira.

 

Os CMEIs onde há vagas também estão fazendo matrículas de novos alunos, assim como as escolas municipais. Lembrando que o município oferece as vagas, mas nem sempre estão disponíveis nas unidades próximas ou no bairro onde as famílias moram.

 

Há vagas disponíveis para as turmas do pré-escolar 1, que atendem crianças com idade entre três e quatro anos. As aulas são oferecidas durante meio período. Para a matrícula Os pais devem levar certidão de nascimento, comprovante de residência e carteira de vacinação. O horário de funcionamento das creches é das 7 às 18h30.

 

Os pais que desejam fazer a matrícula dos filhos devem se antecipar. Já as transferências podem ser feitas de acordo com a necessidade da família. Para isso o pai deve procurar a unidade para onde deseja transferir o filho e verificar se há vaga. Na dúvida a indicação é procurar o departamento de Documentação e Legislação Escolar da Secretaria Municipal da Educação, que fica na rua Xavier da Silva, 660, 14º. Andar, Edifício Classic.

 

Documentos necessários – Para fazer a matrícula é preciso procurar a secretaria da escola, no horário das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, munidos de documentos pessoais e comprovante de residência. É necessário a apresentação da certidão de nascimento da criança, original e fotocópia; Carteira de identidade dos pais, comprovante de residência. Nas transferências é preciso levar a declaração da escola de origem.

 

Na primeira etapa das matrículas as 51 escolas municipais receberam 19.083 matrículas. São 2.597 alunos inscritos no pré-escolar, 2.922 no primeiro ano, 1.603 no segundo ano, 3.681 no terceiro ano, 3.753 no quarto ano e 3.191 no quinto ano. Neste ano de 2012 todas as escolas municipais já contam com o ensino de nove anos de duração. Com essa mudança as crianças ingressam nas escolas a partir dos seis anos. Essa é uma política pública que possibilita um tempo mais longo de convívio escolar, maiores oportunidades de aprendizagem, tendo como referencial a associação de tempos e espaços qualitativos pensados em função do desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes. 

Previous slide
Next slide