Previous slide
Next slide

Impasse sobre transporte para alunos da rede estadual continua em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

 

Foto: Garon Piceli | Clickfoz
"Nós deixamos de fazer investimentos importantes por causa desse gasto", Joane Vilela

O transporte escolar da rede estadual custa em média R$1,4 milhão para o município. Este valor deveria ser repassado pelo Governo do Estado, mas de acordo com nota da secretaria de Estado da Educação o valor repassado ao município foi R$331 mil. Por este motivo a prefeitura afirmou que não vai mais disponibilizar o transporte aos alunos da rede estadual.

 

De acordo com a secretária municipal de Educação, Joane Vilela, “a secretaria do Estado não cumpriu com os acordos e o município não pode mais arcara com estes custos, nós tomamos esta decisão amparados na legislação”.

 

Ela explicou ainda que o dinheiro economizado com o transporte escolar será investido em melhorias necessárias nas escolas municipais. “Nós entendemos a importância desse transporte, mas cada governo tem que arcar com suas competências”.

 

Em contraproposta a presidente do Núcleo Regional de Educação, Ivone Müller, afirma que o Estado está tomando todas as medidas cabíveis para resolver o problema. “Segundo o chefe de gabinete está havendo um entendimento entre os governos e o Estado cumpriu com os acordos”.

 

Müller afirma que o Estado está trabalhando para pagar integralmente o transporte e os diretores de colégios estão se reunindo para elaborar um plano que seja capaz de melhorar o atendimento e ampliar as escolas onde a demanda é maior, para reduzir ao máximo a necessidade do transporte.

 

“Eu acredito que com boa vontade das duas partes o problema será resolvido dentro d prazo e os alunos não serão prejudicados”, afirmou Müller.
 

Previous slide
Next slide