Previous slide
Next slide

Hospital Padre Germano Lauck bate novo recorde de cirurgias, em Foz

Previous slide
Next slide
Foto: Divulgação

O novo recorde deste mês supera a média de atendimentos mensais realizados em 2016. Em julho deste ano, foram registrados 563 procedimentos em diferentes especialidades, sendo 232 cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que podem ser programadas ou adiadas, e, portanto, não tem caráter de urgência ou emergência.

É o segundo recorde da instituição desde 2017, quando o governo municipal liderado pelo Prefeito Chico Brasileiro colocou fim à interdição administrativa do estado e assumiu a gestão do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. 

Segundo o vice-prefeito e secretário de saúde, Nilton Bobato, os números comprovam a transformação no modelo de gestão. “O modelito o de gestão atual está sendo imprescindível para atender a uma demanda crescente por cirurgias eletivas. Os números refletem a melhoria e ampliação na estrutura – com o aumento dos leitos, equipamentos, informatização – e acompanhada das mudanças nas relações de trabalho”, expressou Bobato. 

O diretor-presidente do Hospital Municipal, Sergio Fabriz, comemora os números. “No ano de 2016, a instituição registrou uma média de 300 cirurgias mensais. Somente de janeiro a julho deste ano, o Hospital já registra 527 procedimentos mensais realizados, ou seja, houve um incremento já nesses sete meses contabilizados, de 26,18% sobre a média do ano todo de 2016”, celebra Fabriz.

Ortopedia

Um número que chama a atenção é o das cirurgias ortopédicas realizadas. Elas somam 265 no total, ou seja, 47% de todos os procedimentos cirúrgicos são do setor da ortopedia.

A grande dificuldade quanto ao aumento do número de cirurgias eletivas ainda se deve aos procedimentos de urgência e emergência, com destaque para os acidentes de trânsito.

No início de julho foram realizadas num único dia, 20 cirurgias eletivas. Esse número só foi alcançado pela baixa procura nos procedimentos emergenciais, que registrou quatro atendimentos no mesmo período. 

O diretor-presidente do HMPGL destaca o trabalho de toda a equipe assistencial e do corpo clínico. “Friso mais uma vez, que o aumento desses números, é o resultado de muito trabalho e eficiência de todas as equipes envolvidas neste processo de reestruturação que deu início há quase dois anos”, pontua Fabriz.

Números

O Hospital Municipal hoje dispõe de 208 leitos operacionais e cinco salas de cirurgia com equipamentos de ponta, necessários para o funcionamento com segurança ao paciente. O corpo clínico é composto por 138 profissionais qualificados e 43 residentes.

Mais uma vez, são os números mostrando a importância das medidas de gestão que estão sendo realizadas, bem como a transparência que facilita o controle social oferecendo a possibilidade de conhecer melhor a instituição hospitalar. 

Previous slide
Next slide