Previous slide
Next slide

Nhe’émbikuera, fala de gente inteligente

Previous slide
Next slide

 

O Nhe’émbikuera começou em meados de 2011 sem muita pretensão. O nome surgiu de um brainstorm, queríamos alguma coisa que falasse de cultura, de inteligência, sabedoria, mas queríamos também valorizar a região em que vivemos. Então publicitário Vilmar Machado foi buscar referências na cultura Guarani, depois de várias sugestões, ele fala “Nambiquara, quer dizer fala de gente inteligente”. “É isso, é isso que queremos”. 

Foto: Garon Piceli | Clickfoz
Diretor e produtor cultural Beto Virgínio

Nome decidido, vamos à prática: mapear os artistas que conhecíamos ficaria mais fácil, e a partir de então iriamos fazendo outros contatos. Logo de primeira a lista de gente inteligente já ficou enorme, então começamos. “Olá, Jehane? Vamos começar um novo projeto aqui no Click, vai ser uma série de reportagem com os artistas da cidade, você pode participar?”. E prontamente a escritora Jeane Hannauer foi a primeira artista a ser entrevistada para a série.

 

 

Depois disso não paramos mais, escritores, artistas plásticos, atores, atrizes, diretores, dramaturgos, grafiteiros, cineastas… encontramos artistas de todas as modalidades dispostos a contar suas histórias. A série foi ganhando corpo e passou a se dividir em temporadas.

Foto: Garon Piceli | Clickfoz
Juca Rodrigues, ator, diretor e produtor cultural

Mais tarde, quando entrevistamos o artista plástico Miguel Hachen foi que ele se atentou para o erro na grafia, “o certo é Nhe’émbikuera e não Nambiquara”, grande estudioso da cultura Guarani, não discutimos, consertamos e tocamos o barco, por águas iguaçuenses.

 

 

Em 2011 fizemos três, e 2012 a série começa com uma novidade: vamos entrevistar também os músicos da cidade, que antes se encaixavam em outro quadro do Clickfoz chamado Coisas do Som. O objetivo este ano é ouvir muita história e fazer, mais uma vez, um resgate da cultura local.

 

Esperamos que a série cresça na mesma medida que a cultura local vem crescendo, ganhe corpo, voz, olhos… Assista os episódios perdidos no canal do Clickfoz no Youtube e, se for artista, compartilhe sua história com a gente. Somos todo ouvidos!  

Previous slide
Next slide