Previous slide
Next slide

Símbolo do turismo nacional, Cataratas do Iguaçu são comemoradas

Previous slide
Next slide

Data – Criada a partir do projeto de lei 132/06, de autoria do vereador Carlos Juliano Budel e posteriormente a Lei Municipal No 3.287, de 05 de dezembro de 2006, a legislação instituiu como evento da cidade o Dia das Cataratas do Iguaçu, comemorado assim anualmente no dia 11 de dezembro. A data está inclusa também no calendário oficial de eventos do município.

A redação da lei comenta que a data deve ser comemorada em conjunto com a mobilização do trade turístico, da rede pública de ensino e de toda a comunidade, em um trabalho de conscientização sobre a importância das Cataratas, sua origem, lendas, suas quedas e denominações, além de apresentações artísticas na área de visitação e nos hotéis da cidade.

 
 
Santa Maria que beleza!” – A célebre frase que marcou o descobrimento das quedas por um europeu foi dita em 1542 pelo Espanhol, Álvar Nuñes Cabeza de Vaca. Após isso o conjunto de quedas foi palco de grandes eventos, históricos, políticos e sociais.
 
O Parque Nacional brasileiro foi criado em 1939, cinco anos depois da criação do argentino, com propósito de administrar e principalmente proteger o ambiente e o manancial de água em torno das quedas. Em 1984 e 1986, respectivamente, os parques tanto brasileiro como argentino passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade.
 
O Iguassú, sem nenhum exaggero é uma maravilha”, disse o inventor do Avião, Alberto Santos Dumont, em sua primeira visita as Cataratas. "Chegando ao Salto do Iguassú fiquei, positivamente, maravilhado. Imagine você um Niagara – ainda não viu o Niagara? pois imagine uma immensa quéda d´água offerecendo o mais bizarro pittoresco deste mundo: cachoeiras numerosas e variadíssimas, ilhas espalhadas por alli e a vegetação, e uma infinidade de aspectos bellissimos”. Extrato retirado de uma edição do jornal O Estado de São Paulo.
 
 
Além de ficar maravilhado com as quedas o aviador foi um dos responsáveis pela desapropriação do parque. A passagem de Santos Dumont pela região ocorreu em 1916, quando Foz ainda era Vila Iguaçu.
 
Quedas – Os grandes saltos são 19, três deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamim Constant) e os demais no lado argentino. A disposição dos saltos, com a maioria deles no lado argentino, são voltados para o Brasil.
 
Nome – O termo Iguaçu (Yguassu) na língua guarani deriva de Y(água) e guassu (grande). Daí o significado literal: Água grande. Em espanhol a grafia oficial é Iguazú. Porém o dicionário de Castelhano-Guaraní e Guarani-Castelhano aconselha escrever  Iguasú.
 
 
Visitação – Contabilizando o montante de 2009 até o dia 08 de dezembro, o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) já recebeu aproximadamente 976.283 visitas. O ponto alto de visitas foi no primeiro domingo de novembro, quando as Cataratas receberam 12.513 visitas em apenas um único dia.
 
 

 

Previous slide
Next slide