Previous slide
Next slide

Stock Car: GP da Bahia pode definir metade dos finalistas

Previous slide
Next slide

Assessoria
Alceu Feldmann será um dos pilotos a brigar por uma das vagas aos Playoffs da Stock Car

Desde 2006 o Campeonato Brasileiro de Stock Car define o campeão em sistema de Playoff – mais uma influência da Nascar americana. Apenas os dez melhores pilotos das oito primeiras etapas brigam pelo título nas quatro corridas derradeiras da temporada.

Neste fim de semana (8 e 9 de agosto), no circuito de rua de Salvador, pelo menos 23, dos 30 pilotos da categoria vão para o tudo ou nada, com o intuito de garantir vaga nesse "grupo de elite". O GP da Bahia, que terá características totalmente inéditas, será o sexto do ano. Depois dessa prova, ainda serão realizadas mais duas: no Rio de Janeiro, dia 20 de setembro, e em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 4 de outubro.

Em seguida, terá início o Playoff, com os dez mais bem colocados da fase atual. Os demais passam a ser "coadjuvantes", pontuando normalmente, mas fora da briga pela Copa Nextel. Até agora, teoricamente, sete pilotos estariam garantidos na Super Final, mas os demais também têm chance, pois 81 pontos ainda estão em jogo.

Os "sossegados" são: Cacá Bueno, que até agora somou 65 pontos, Max Wilson (53), Antônio Pizzonia (51), Valdeno Brito (49), Marcos Gomes, Ricardo Maurício e Átila Abreu (empatados com 45). Historicamente, eles já entrariam no Playoff com esse número de pontos. Isso porque, desde 2006, 45 tem sido o "número mágico".

Guto Negrão foi para a Super Final com 45 pontos em 2006. Com dois a menos (43), Rodrigo Sperafico entrou no Playoff em 2007 para, depois, assegurar o vice-campeonato. No ano passado, Popó Bueno somou 42 pontos e garantiu vaga.

Mas neste ano, com um equilíbrio maior proporcionado pela estreia do novo carro, esse número deve mudar. Alceu Feldmann, da equipe Arigaf/Boettger, acredita que para entrar na briga pelo título agora é necessário chegar, pelo menos, aos 55 pontos. "A variedade de pilotos vencedores e a distribuição de pontos aos três primeiros do grid de largada, aumentaram essa conta", aposta. Ele acredita que após a etapa de Salvador, pelo menos cinco vagas estarão "fechadas".

Por isso, o paranaense é um dos que vão para o tudo ou nada nas três últimas corridas da fase de classificação. Com nove pontos somados até agora, Feldmann terá que arriscar mais. "Entrei no Playoff em 2006 e 2008 somando pontos em quase todas as etapas. Mas não consegui manter a receita da regularidade este ano em virtude de problemas mecânicos e acidentes. Agora, a única maneira de entrar na Super Final é subindo ao pódio", explica.

Alceu está motivado, já que na última corrida, em Interlagos (SP), a equipe encontrou um bom acerto do carro e Luciano Burti, companheiro dele na Boettger Competições, foi segundo colocado. "Mesmo a corrida sendo num circuito de rua, estar em ascensão nesta fase decisiva do campeonato nos deixa mais empolgados", argumenta.

Além disso, dos seis pódios de Feldmann na Stock Car, dois foram em pistas que sediam as próximas corridas. "Já larguei e terminei corridas em Campo Grande na segunda posição. No Rio de Janeiro fui terceiro colocado em 2003", relembra o piloto, que desembarca em Salvador nesta quarta-feira (5).

Os treinos terão início na sexta (7) e a tomada de tempos acontece no sábado (8). A corrida de domingo terá transmissão ao vivo pela TV, a partir das 11 horas.

Previous slide
Next slide