Previous slide
Next slide

Unioeste realiza Semana dos Povos Indígenas

Previous slide
Next slide
O projeto “Encontros de Cidadania: Povos Indígenas e seus Direitos” vai realizar de 12 a 16 de abril a 1ª Semana dos Povos Indígenas, no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). “O objetivo é dar visibilidade à temática indígena, assim como seus principais problemas e desafios, como direito à cultura e o acesso à terra”, diz o coordenador do projeto, Paulo Porto. 
 
A Semana iniciará com uma exposição de fotografias da realidade indígena do Oeste do Paraná, em especial as comunidades indígenas Guarani, além da exposição de painéis didáticos e representativos da história destes povos. As duas mostras estarão à disposição da comunidade no saguão dos auditórios do Campus da Universidade. 
 
No dia 16, no mini-auditório, haverá uma palestra com lideranças indígenas Guarani do Oeste do Estado e o indigenista e professor Paulo Porto, para discutir os desafios das comunidades. O evento é aberto à comunidade interessada na causa indígena. 
 
O projeto “Encontros de Cidadania: Povos Indígenas e seus Direitos” faz parte do programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior. As atividades são desenvolvidas por seis acadêmicos e dois recém-formados dos cursos de Enfermagem, Pedagogia, Matemática e Pedagogia. Eles estão realizando um trabalho de estudos e organização de banco de dados a respeito das comunidades Guarani do Oeste do Paraná, além de participarem das visitas e atividades nas aldeias envolvidas pelo projeto. 
 
Para Pedro Alves, cacique da aldeia Yv’y Renda Poty, o projeto ajuda muito. “Estamos com dificuldades. Com a ajuda da universidade conseguimos entender e saber sobre o direitos que a gente tem”, explica. Ele lembra ainda que a aldeia luta pelo seu fortalecimento. “Pelo projeto conversamos com outras aldeias, assim podemos fortalecer a nossa. Para fortalecer nossa luta, que é a questão da terra, pelos rituais”, afirma.
 
Previous slide
Next slide