Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu recebe Prêmio "Brasil Sorridente 2011"

Previous slide
Next slide

O serviço de Saúde Bucal de Foz do Iguaçu foi premiado pelo segundo ano seguido com o prêmio Brasil Sorridente 2011. O município está entre os três melhores programas da saúde bucal do país, reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia e pelo Ministério da Saúde, que avaliaram as ações de combate às doenças bucais nos municípios brasileiros.

Em primeiro lugar ficou a cidade de Anápolis, em Goiás e a vice-campeã é Florianópolis, capital de Santa Catarina. As notas alcançadas por cada município só serão divulgadas na dia da entrega da premiação, marcada para 23 de abril, no Rio de Janeiro.

Foz concorreu com municípios de mais de 300 mil habitantes, visto que a estimativa do IBGE apontava 326 mil moradores na cidade. 

O município já havia sido classificado em terceiro lugar no ano passado, além de ter ficado com o primeiro lugar no Prêmio Paraná Sorridente nas edições de 2009 e 2010.

Os documentos apresentados pela Divisão de Saúde Bucal do município comprovaram o trabalho que os cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal empreenderam na cidade.

Os resultados – Conforme o relatório, em 2007, 37% das crianças matriculadas nos centros de educação infantil do município tinham cárie dentária; em 2010, a percentagem reduziu para 52%, o que significou uma redução de 8%. Em 2010 foram realizadas 306 palestras de saúde bucal para mais de 8 mil ouvintes, e entre setembro e dezembro, mais de 4.800 famílias receberam orientações em saúde através dos agentes comunitários de saúde.

E mais: 50 mil escovas dentais foram distribuídas entre escolares, além de mais de 20 mil kits com escovas e cremes dentais para a população nas unidades de Saúde e em campanhas educativas.

Previous slide
Next slide