Previous slide
Next slide

Governador sanciona lei que amplia o efetivo da Polícia Militar do Paraná

Lei estadual 21.925/2024 criou 273 novos cargos na Corporação, que chega a um efetivo total de 23.469 policiais militares. Novos profissionais serão contratados via concurso público que está em fase de elaboração.
Previous slide
Next slide

Nesta terça-feira (9), o governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a lei estadual nº 21.925/2024, que adiciona 273 cargos ao efetivo total da Polícia Militar do Paraná (PMPR), elevando-o para 23.469 profissionais.

Os cargos abrangem diversas patentes, desde coronel até soldado. A ativação das vagas será formalizada por decreto, conforme critérios de oportunidade, conveniência, disponibilidade orçamentária e financeira.

Os novos profissionais serão admitidos por meio de concurso público da PMPR. Em 2023, o governador autorizou um novo concurso para preencher vagas na corporação, cujo edital está em elaboração. No ano anterior, 2.485 policiais militares foram convocados a partir do concurso de 2021.

Essa medida impulsiona o projeto do Governo do Estado para implementar o 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Sarandi, na região Noroeste do Paraná, com redistribuição da área do 4º BPM de Maringá.

Remanejamento

Atualmente, o 4º BPM atende 718 mil habitantes em uma área de cerca de 3 mil quilômetros quadrados. Com a criação do 32º BPM e o remanejamento do efetivo, Mandaguaçu, Marialva, Paiçandu e Sarandi, na Região Metropolitana de Maringá, com uma população total de 237 mil habitantes, serão abrangidos pelo novo batalhão. Inicialmente, a estrutura será instalada na sede da 4ª Companhia do 4º BPM.

As alterações também beneficiam Maringá, a cidade mais populosa, que continuará sob a gestão do 4º BPM, mas terá uma atenção exclusiva dentro da área de abrangência do 3° Comando Regional da PMPR.

Previous slide
Next slide